sábado, 1 de dezembro de 2007

POR QUE UM BLOG?

Quando falamos em blog, a imagem que nos vêm inicialmente é de um diário, com caráter eminentemente pessoal. Isto se deve a sua utilização maciça por jovens, que usam a internet com grande freqüencia, sobretudo para fins de entretenimento e comunicação.
Mais recentemente, os blogs assumiram um papel mais "sério", quando importantes jornalistas passaram a utilizar a ferramenta como forma de estabelecer um canal mais direto com seus leitores e colaboradores. Até empresas têm incluído blogs nos seus sites oficiais, como canal de comunicação e até mesmo venda e pós-venda com os clientes.
Por sua natureza técnica, o blog é uma página de fácil edição e que permite ao visitante ter acesso mais rápido às informações e incluir imediatamente comentários a estas postagens.
Ao propor um blog para o Conselho da Cidade de Passos, pretendemos estabelecer uma forma de comunicação entre seus membros e também estabelecer um canal através do qual a comunidade possa tomar conhecimento das atividades e também interagir com o Concid.
Internamente, o Blog pode ser usado para divulgar horários e locais de reuniões, informações relevantes aos trabalhos em andamento, reuniões e eventos não programados, opiniões dos conselheiros em relação aos assuntos em discussão. Também pode abrigar links para documentos de interesse que estejam em outros sites, como por exemplo o Plano Diretor ou o Orçamento de 2008; pode relacionar e-mails dos conselheiros para facilitar a comunicação entre os membros. Pode trazer textos técnicos que auxiliem a compreensão de determinados assuntos e fotos que mostrem alguma situação que precise ser visualizada, bem como pode abrigar as atas das reuniões realizadas.
Para a comunidade, o blog pode funcionar como um meio de acompanhar o andamento dos trabalhos, o teor das discussões e, mais importante, permite que, a qualquer momento, qualquer cidadão que tenha acesso à Internet, possa opinar sobre os assuntos postados.
As postagens são feitas apenas por membros autorizados e os comentários postados pela comunidade passam por uma mediação para filtrar comentários que tragam ofensas, palavras de baixo calão ou que não agreguem contribuição às discussões.
Tecnicamente, o blog poderia estar hospedado no site oficial da Prefeitura, sendo por ela administrado. Mas entendemos que sua manutenção independente torne os trabalhos mais ágeis e mais transparentes, assumindo até mesmo uma posição de maior autonomia. Ainda que o Conselho tenha metade de seus membros indicados pelo Prefeito e seja, por lei, presidido pelo Secretário de Planejamento, ele deve ter a conduta de defesa dos interesses da Cidade, isento de prerrogativas politico-partidárias ou de interesses particulares. E a comunidade precisa acreditar nesta postura para que possa participar efetivamente
Em resumo, bem utilizado, o blog agrega agilidade e eficácia aos trabalhos e representa transparência da atuação do CONCID, além de estabelecer definitivamente uma forma de contato direto e interativo com a comunidade.
(Ivan Vasconcellos, suplente no CONCID pela Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Passos)

Nenhum comentário: